Centro Médico: Seg. a Sex. - 07 às 18h | Sábados - 07 às 13h
Pronto Atendimento: Seg. a Sex. - 08 às 22h | Sáb., Dom. e Feriados - 08 às 20h
Centro Médico: Seg. a Sex. - 07 às 18h | Sábados - 07 às 13h
Pronto Atendimento: Seg. a Sex. - 08 às 22h | Sáb., Dom. e Feriados - 08 às 20h
Vamos aproveitar o tempo no feriado?
Você tem quintal em casa? Se sim, sabe que o espaço é uma ótima opção para o lazer da família e dos pets, mas também pode ser um enorme parque de diversões para o Aedes aegypti se o quintal não receber os devidos cuidados, colocando a saúde de todos em risco.
O mosquito é o transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela, e a maioria de seus criadouros ficam na casa das pessoas, especialmente em quintais abertos.
Plantas
Sem dúvidas, as plantas embelezam o quintal. Mas, além dos cuidados com elas, é preciso ter cuidado com a água que pode acumular nos pratinhos dos vasos e nas próprias folhas.
Nos pratinhos, a recomendação para evitar a proliferação do Aedes é encher de areia até a borda. Se o prato já acumulou água, retire o conteúdo e escove o recipiente com água e sabão, para eliminar os ovos e larvas.
Alguns tipos de plantas, como as bromélias, podem acumular água. Fique atento a elas e remova regularmente a água e, se possível, transfira-as para um local coberto.
Piscina e fonte
Piscinas e fontes de água devem estar sempre devidamente tratadas e cloradas. Quando não estão em uso, é recomendado que fiquem cobertas, mantendo o cuidado de não deixar água e folhas acumularem-se na capa.
Móveis de jardim
Os móveis e enfeites de jardim expostos ao tempo também podem acumular água depois de uma chuva, por exemplo. Por isso, é importante vistoriar regularmente o seu quintal e identificar os locais de água parada. Ao encontrar um possível criadouro, remova a água e escove o objeto com água e sabão.
Vasilhas dos pets
O bebedouro e comedouro do seu animalzinho de estimação devem ser limpos semanalmente, mesmo quando não ficam expostos ao tempo. Lave-os com água e sabão com o auxílio de uma bucha.
Tonéis, tanques de água e outros recipientes
Mantenha todos os recipientes tampados no quintal. O interior dos tanques utilizados para armazenar água deve ser lavado semanalmente, também utilizando escova e sabão.
Calha
Esteja atento às sujeiras que ficam paradas nas calhas, especialmente após dias de muito vento e chuvas. As folhas podem acumular água, além de impedir o escoamento pela calha, tornando-a um criadouro do Aedes aegypti. O mosquito pode alcançar alturas superiores a 1,5 metros e, portanto, acessam as calhas.
Ralos
O Aedes aegypti se reproduz em água parada limpa ou suja. Por isso, os ralos também são criadouros em potencial. Para evitar sua proliferação, basta mantê-los fechados ou telados com aberturas milimétricas.
Lixo e entulho
Não acumule entulho no quintal, pois até mesmo restos de construção são potenciais criadouros para a reprodução do mosquito da dengue. Faça uma limpeza geral e descarte corretamente o material. Remova toda e qualquer sacolinha e não deixe os sacos de lixo expostos ao tempo.
Lona
A lona pode ser uma boa alternativa para cobrir materiais de construção que estejam armazenados no quintal, no entanto devem estar sempre bem esticadas para não acumular água.
A dengue mata! Lutar contra o Aedes aegypti também é um compromisso do Grupo Médico Dr. José Carlos.
Você sente muita dor no corpo durante muitos dias?
Como funciona o ecocardiograma?
A quarentena pode contribuir para o aparecimento de dor nas costas; veja dicas para evitá-la
O que é epilepsia e como evitar os ataques?
Você sabia que a úlcera pode causar muita dor de estômago?
6 sinais de que sua dor de cabeça não é normal e merece atenção
5 curiosidades sobre as varizes: entenda o que elas são, como aparecem e se há tratamento!
Ruptura de ligamento: 3 coisas que você precisa atentar!
Conheça os mitos e verdades sobre a intolerância à lactose
Mau hálito e dor de garganta podem ser sinais de amidalite