01-ORIGINAL-LOGO-GRUPO-MEDICO-JC-2022.png
Search
Close this search box.

O que as bactérias do seu intestino têm a ver com a ‘endobarriga’?

Você sabia que as bactérias dos nossos intestinos podem estar relacionadas ao inchaço abdominal e desconfortos gastrointestinais? Nos intestinos há as bactérias benéficas e nocivas e o desequilíbrio entre elas podem causar esses sintomas. 

Repassando mais uma tradução do blogspot publicado em 2015, a doutora Danielle Cook explica o que as bactérias dos intestinos têm a ver com o inchaço e desconfortos intestinais e por que as portadoras de endometriose são mais propensas a ter algumas doenças que aumentam ou fazem persistir esses sintomas da endometriose. 

Entre as doenças estão a disbiose, quando há um desequilíbrio da flora intestinal alterando a quantidade e distribuição das bactérias nos intestinos, e o Supercrescimento das Bactérias do Intestino Delgado (SBID), em inglês SIBO, quando as bactérias do intestino delgado estão em quantidade excessiva, muitas vezes superior às do intestino grosso.

No texto, ela também detalha alguns fatores que podem alterar negativamente o equilíbrio bacteriológico da nossa flora intestinal e levar a essas doenças e fala sobre os sintomas da disbiose e SBID, que são semelhantes, e como descobrir uma e outra doença. Além da semelhança dos sintomas entre as duas doenças, muitos são iguais aos da endometriose.  

Por isso, muitas portadoras, mesmo sem endometriose, se tiver disbiose ou SBID, podem continuar com os sintomas e achar que é da endometriose, mas não. E no caso das endomulheres com a doença, podem ter os sintomas aumentados devido a ambas as doenças. Olhe a importância da informação? Leia também “Barriga de endometriose: o inchaço abdominal que confunde com a gravidez”.

Por isso compartilhe mais um texto exclusivo do blog do Grupo Médico JC e mostre que a ‘endobarriga’ é um sintoma comum da endometriose para que seja levado a sério. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo recente

Agende uma consulta