Muito se fala sobre a endometriose que atinge as trompas e os ovários, mas você sabia que ela também pode afetar o intestino? Pois é! A endometriose intestinal, como é chamada, é uma doença caracterizada pelo crescimento do endométrio na parede do intestino.
Dessa maneira, ela dificulta o funcionamento do órgão e gera sintomas muito incômodos.
Existem dois tipos de endometriose intestinal, de acordo com a localização do tecido endometrial no intestino. Veja.
- endometriose superficial: as células do endométrio estão presentes na parte externa do intestino;
- endometriose profunda: o tecido endometrial penetra na parede interna do intestino.
Quais são as causas?
Podemos dizer que as causas da endometriose intestinal não são totalmente conhecidas, mas existem condições que podem favorecer o surgimento do problema. Durante a menstruação, o sangue com as células endometriais pode retornar e seguir em direção à parede do intestino em vez de ser eliminado como menstruação.
Há também a associação de endometriose intestinal e cirurgias prévias no útero, pois os procedimentos cirúrgicos podem espalhar células do endométrio na cavidade abdominal, incluindo o intestino.
Por fim, o fator hereditário também conta muito. Mulheres que têm histórico familiar de endometriose intestinal podem estar mais sujeitas a apresentarem a condição.
Quais são os sintomas?
Em grande parte dos casos, a doença não causa sintomas característicos e pode ser confundida com distúrbios gastrointestinais. Por esse motivo, algumas mulheres podem conviver anos com o problema antes de apresentarem sinais que levam ao diagnóstico. A seguir, confira os principais sintomas:
- alteração nos hábitos intestinais, como dificuldade para evacuar ou diarreia persistente;
- dores intensas na parte inferior do abdômen;
- dores nas relações sexuais;
- dores mais fortes durante a menstruação;
- sangue nas fezes.
Quando procurar ajuda médica?
Caso apresente os sintomas e exista a suspeita de endometriose intestinal, é preciso consultar um especialista para confirmar ou descartar o diagnóstico. Lembre-se que quanto mais cedo for confirmada a doença, mais rápido o tratamento é iniciado e as chances de sucesso aumentam.
A endometriose intestinal é uma doença silenciosa que afeta o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres. Além disso, em casos mais graves pode causar obstrução do intestino. Por essa razão é preciso ficar atenta aos sintomas e buscar ajuda profissional.
O Grupo Médico JC conta com profissionais especializados no diagnóstico e tratamento da endometriose, clique aqui e agende sua consulta.